QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU, o que não se deve fazer?

    QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU, o que não se deve fazer? NÃO SE DEVE: passar gelo, manteiga, pasta de dente, pomadas, ovo, óleo de cozinha, gelo, furar as bolhas, retirar a pele morta, apertar o ferimento, tentar retirar a roupa colada à pele queimada. A única coisa a fazer é jogar muita água fria para resfriar o local. As queimaduras de primeiro grau atingem a camada mais superficial da pele (epiderme), o local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor.

    Seja porque você se queimou com um ferro de passar roupas, ou porque uma criança encostou em um fogão quente, as queimaduras são dolorosas e muitas vezes assustam. Existem muitas idéias erradas e velhas histórias de comadres sobre como tratar queimaduras; mas, siga os passos a seguir e você terá uma recuperação completa. Se você quiser mais dicas sobre primeiros socorros, recomendo a popular obra Emergency First Aid Guidebook; é a obra de consulta perfeita para famílias, e qualquer pessoa que queira saber como prestar primeiros socorros, tanto para ferimentos leves quanto para os casos mais sérios.

    Para tratar uma queimadura:

    • Coloque a queimadura imediatamente embaixo de água fria. Se você queimou um dedo ou o pulso, será fácil fazer isto em uma pia. No entanto, se  a queimadura está em uma parte menos acessível do corpo, mergulhe esta parte do corpo em um banho frio ou enrole-a em toalhas molhadas. Para crianças que estão com muita dor e assustadas, muitas vezes é mais fácil colocá-las em um banho frio, com roupa e tudo, do que tentar convencê-las a ficarem paradas quietas diante da pia.
    • Avalie rapidamente o grau da queimadura. Uma regra prática é: queimaduras de primeiro grau são vermelhas, as de segundo grau forma bolhas e as de terceiro grau fazem cair pedaços da pele ou a preteiam. As queimaduras de terceiro grau necessitam de cuidados médicos imediatos!
    • Procure cuidados médicos, se necessário. Se você ou alguma outra pessoa tem uma queimadura de terceiro grau, chame imediatamente um serviço de atendimento médico de emergência. Chame também um serviço de emergência se for uma queimadura causada por eletricidade, substância química, ou uma queimadura nos genitais ou no rosto. Se for uma queimadura de segundo grau, cubra uma área mais larga do que a palma da sua mão (em volta da área efetivamente queimada), e vá a um serviço de pronto atendimento médico (emergência).
    • Aplique um curativo sobre a área queimada. Com exceção das situações acima, coloque um curativo com gaze ou algum outro tecido esterilizado sobre a área queimada, para protegê-la. Não utilize curativos auto-adesivos – eles irão arrancar pedaços da pele queimada, quando você tentar retirá-los – e mantenha este curativo meio solto para permitir a circulação de ar.
    • Não aplique gelo. Gelo e água gelada podem dar uma sensação de alívio à área queimada, mas também poderão danificar ainda mais a pele.
    • Não aplique cremes antibióticos ou manteiga. Todos nós já ouvimos dizer que a manteiga pode ser usada para tratar queimaduras, mas ela na verdade pode causar infecção, além de reter o calor no local queimado.
    • Aplique Aloe Vera. Cremes e géis à base de aloe vera podem ser utilizados para tratar queimaduras, e diminuir a dor.
    • Tome um analgésico. Você pode usar aspirina, paracetamol, ibuprofeno, ou outros, mas crianças não devem utilizar aspirina.
    • Não estoure as bolhas. Se você abrir as bolhas, poderá facilitar o surgimento de infecções.
    • Preste atenção à cicatrização. Se houver qualquer sinal de infecção na área queimada, ou se a dor ainda permanecer depois de alguns dias, consulte seu médico.
    • Também é muito importante procurar evitar as queimaduras, sempre que possível. Não deixe o ferro de passar roupa ou alisadores de cabelo ligados, tenha cuidado com água fervente ou panelas, e mantenha as crianças longe do fogão. Sempre é melhor prevenir do que tratar queimaduras.

    Também é muito importante procurar evitar as queimaduras, sempre que possível. Não deixe o ferro de passar roupa ou alisadores de cabelo ligados, tenha cuidado com água fervente ou panelas, e mantenha as crianças longe do fogão. Sempre é melhor prevenir do que tratar queimaduras.

    Por: Alfonso Almeida

    http://migre.me/b761o

     

    7 Respostas para “QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU, o que não se deve fazer?”

    1. Magno Rocha

      Ótimo artigo, parabéns e obrigado!

      Responder
    2. Carol

      Me queimei com o desodorante e ficaram pequenas bolinhas que pareciam espinhas no local, e a princípio não sabia o que fazer. Na dúvida, apliquei o Points (sei que é de verrugas, mas pensei que pudesse resolver) enfim descobri que “queimei a queimadura” .. As pequenas bolinhas viraram uma gigante e esbarrei em um objeto e ela estourou. Ficou com uma pelezinha por cima mas ela “grudou” novamente. Deixei com um band aid por cima por dois dias e depois fiz um curativo com algodão e esparadrapo.. Está parecendo cicatrizar mas está inchado em volta e no meio parece carne viva. A pelezinha ainda está em cima… Devo tirar? Deixar o curativo? Passar alguma pomada? Eu não queria procurar um médico pois tenho arrependimento de ter tentado passar points e sei q fui muito irresponsável…. O que fazer? Preciso de ajuda com urgência!!!

      Responder
      • StyloFarma

        Olá Carol.

        Na atual situação recomendamos que você procure um médico para avaliar o estado da queimadura e verificar que procedimentos devem ser tomados.
        Por uma descrição apenas, não é possível avaliar. Lembre-se, sua saúde vale muito e apesar de tudo receber orientação profissional é muito importante.

        Aconselhamos também que sempre que algum produto provoque qualquer tipo de reação deve-se suspender o seu uso imediatamente. Se necessário entre em contato com o serviço de atendimento da empresa e/ou procure um médico.

        Atenciosamente.
        Equipe StyloFarma.

        Responder
    3. Mayana Rocha

      Me queimei com cera quente e está muito vermelho. E doendo. Posso passar algum pasta ou melhor nao. Ja lavei bastante com agua corrente.

      Responder
      • StyloFarma

        Ola Mayana. O procedimento correto é o que você fez, lavar com água corrente em abundancia. Sugerimos que você passe em uma farmácia para avaliar a queimadura.
        Caso verifiquem que na farmácia que é muito sério, irão te encaminhar para um médico.

        Responder
    4. João gabriel

      Olá eu me queimei com desodorante na canela oque devo fazer.. Está com um vermelho em baixo e com uma bolha grande em cima oque faço? Preciso de ajuda!

      Responder
      • StyloFarma

        Caro João.

        Sugerimos que você entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do desodorante utilizado. Posteriormente procure um médico e leve o desodorante com você, caso seja alguma alergia irá ajudar a detectar.

        Responder

    Deixar uma Resposta