Medicamentos perdem 75% da validade após abertos

    Líquidos são contaminados depois de primeiro contato com o ar.

    Medicamentos líquidos perdem até 75% do prazo de validade após abertos, segundo o Conselho Regional de Farmácia (CRF) em Araraquara (SP). No caso dos colírios, oftalmologistas alertam que o tempo pode ser ainda mais abreviado, chegando a 30 dias de uso.

    O motivo é a contaminação natural a qual as embalagens ficam sujeitas após o primeiro contato com o ar. Por isso, o tempo de uso indicado nos vidros e caixas não deve ser considerado após o início da utilização dos medicamentos.

    O alerta serve até mesmo para pacientes mais cuidadosos, que normalmente seguem os cuidados básicos de conservação, como conservar as substâncias em locais sem umidade e longe do alcance de crianças e animais domésticos. Tomando como exemplo um xarope com validade de um ano, chega-se a conclusão que o tempo real de uso será de apenas três meses após a abertura.

    “A partir do momento que abrimos a embalagem já há uma contaminação natural, que são as bactérias e vírus do ar. Então, expomos o conteúdo a esse processo”, explicou o diretor do CRF em Araraquara, Evandro Yashuda.

    Fonte: Guia da Farmácia

    Uma Resposta para “Medicamentos perdem 75% da validade após abertos”

    1. osmar

      é muito importante estes pequenos alertas , pois com isto vamos conseguir conscientizar a população dois riscos que estão correndo ao consumir, e muitas administrar medicamentos, já deslacrados a mais tempo.

      Responder

    Deixar uma Resposta