Fim do programa Farmácia Popular? Confira algumas perguntas e respostas sobre o tema.

    1. O que é o Programa Farmácia Popular do Brasil?

    O Programa Farmácia Popular é um serviço que proporciona acesso dos brasileiros aos remédios para as doenças mais comuns em todo o Brasil. Ele ó divido em duas frentes:

    • Rede própria: sâo Farmácias Populares instaladas em todo País em parceria com Estados, Distrito Federal. Municípios e instituições. São 532 em todo o Brasil. Desde 2004.
    • Rede privada: são convénios com a rede privada de farmácias e drogarias do Brasil. São quase 34 mil em todo País. Desde 2006.

     

    Na Rede Privada sâo disponibilizados remédios grátis (100% de desconto) e subsidiados (o cidadão tem até 90% de desconto)

    Remédios grátis para: Asma, Hipertensão e Diabetes. Remédios com até 90% de desconto para: Rinite, Glaucoma, Triglicérides alto. Osteoporose, Glaucoma, Mal de Parkinson, Fralda Geriátrica.

    1. A redução do recurso para 2016 está confirmado?

    Depende de aprovação. Será decidida ou não ainda esse ano pelo Congresso Nacional. Uma medida que está sendo analisada para solucionar essa questão seria utilizar os recursos do DPVAT para suspender a redução no Programa.

    1. Qual a previsão de redução para 2016?

    Se aprovado pelo Congresso, o valor proposto pek> Governo é de 578 milhões e será apenas nos remédios subsidiados (com até 90% de desconto). Os remédios GRÁTIS nâo estâo na lista prevista para esse corte, eles permanecerão.

    1. Quanto representa nas suas vendas os remédios com ató 90% de desconto (subsidiados)?

    Considerados os dados de 2015, até o último pagamento, representa apenas 22,9% do valor pago até hoje.

    1. A rede privada continuará atendendo esse ano e no ano que vem (2016)?

    Sim. Normalmente. Todas as mais de 30 mil farmácias da rede privada continuarão ativas e o Governo Federal já assegurou mais de 2,65 bilhões para 2016.

    1. Muda algo na minha forma de vender? Devo continuar vendendo?

    Não muda nada. A farmácia deve continuar vendendo normalmente e continuam vigentes todas as regras da última portaria do programa (PORTARIA N° 971, DE 15 DE MAIO DE 2012).

    Deixar uma Resposta