Dia nacional de combate ao fumo

    Segundo a ANVISA, o consumo do tabaco é a principal causa de morte evitável no Brasil sendo responsável por 200 mil mortes anuais, enquanto no mundo são 7 milhões.

    Consumir derivados do tabaco causa dependência química, emocional e comportamental, trazendo riscos à qualidade de vida individual e coletiva.

    São associadas até 50 doenças ao tabagismo, envolvendo, principalmente, infartos, câncer e doenças respiratórias obstrutivas, que compõem as causas mais recorrentes de morte por doença no Brasil.

    Além disso, estudos apontam que até 90% dos casos de câncer de pulmão está relacionado ao consumo de tabaco, sendo que a o câncer pulmonar é o tipo da doença que mais mata no Brasil.

    Sites especializados em saúde dão dicas que auxiliam quem deseja parar de fumar, como no caso do site tuasaude.com que traz 6 dicas que podem ser um facilitador nessa tarefa.

    1 – Definir uma época para deixar de fumar

    É fundamental definir uma data ou um período para deixar completamente o cigarro, num intervalo nunca superior a 30 dias depois de ter pensado em deixar de fumar.

    Por exemplo, no dia 1 Maio pode-se planejar e visualizar a vida nova sem fumar e determinar o último dia possível para parar de fumar, como dia 30 Maio, ou definir um dia com significado, como terminar um curso, ter um novo emprego ou terminar um maço, por exemplo torna-se mais motivador e mais fácil de iniciar.

    2 – Retirar objetos relacionados com o cigarro

    Para deixar de fumar deve-se começar por tirar de casa e do trabalho todos os objetos relacionados ao cigarro, como cinzeiros, isqueiros ou pacotes de cigarro velhos.

    3 – Evitar o cheiro

    Uma outra dica importante é evitar o cheiro do cigarro e, por isso, deve-se lavar as roupas, cortinas, lençóis, toalhas e qualquer outro objeto que possa ter cheiro de cigarro. Além disso, evitar locais onde estão fumando também é aconselhável devido ao cheiro da fumaça.

    4 – Comer quando surgir a vontade de fumar

    Quando se deixa de fumar, deve-se manter à mão uma bala sem açúcar, um copo de água ou chá, pedaços de gengibre ou suco de goiaba, para mascar ou beber sempre que der muita vontade de fumar, ajudando também a diminuir a sensação de fome.

    Além disso, nestes momentos é importante evitar alimentos ricos em gordura e açúcar, pois o risco de engordar é maior, sendo importante praticar atividade física durante este período. Assista mais dicas no vídeo a seguir:

    5 – Fazer atividades agradáveis

    Quando a vontade de fumar vier, é importante que o fumador se distraia, fazendo atividades que lhe dê prazer e substitua o sentimento de perda, por exemplo, passear ao ar livre, ir na praia ou jardim.

    Além disso, deve-se fazer uma atividade que ocupe tempo e as mãos diariamente, como fazer crochê, jardinagem, pintar ou fazer exercício físico, são ótimas opções.

    6 – Envolver a família

    Para deixar de fumar, o processo é mais fácil e menos custoso quando a família e os amigos próximos estão envolvidos no processo e ajudam, respeitando os sintomas caraterísticos da abstinência, como irritabilidade, ansiedade, depressão, inquietação, mal-estar físico, dores de cabeça e alterações do sono, por exemplo.

    Além destas dicas, existem outras opções que podem ajudar a parar de fumar, como o cigarro de chá verde ou alguns remédios com vareniclina e bupropiona, que ajudam o organismo a adaptar-se e a desintoxicar do vício do cigarro.

    A sua força de vontade é um diferencial muito grande para deixar o cigarro.,

    Fontes: https://minutosaudavel.com.br/dia-mundial-sem-tabaco/

    https://www.tuasaude.com/6-dicas-para-parar-de-fumar/

    StyloFarma – Seu bem-estar é nossa prioridade.

    #StyloFarma #CombateAoFumo #DiaDeCombateAoFumo

    Deixar uma Resposta